23/11/2012

Pesquisa / Educação / Dica


COMO ELABORAR TRABALHO DE PESQUISA

É importante para o aluno a apresentação de trabalhos bem elaborados. Todo trabalho solicitado deve merecer uma atenção, tanto do ponto de vista estético, quanto com relação a um conteúdo que revele uma minuciosa coleta de dados.
Para apresentar trabalhos bem elaborados, o aluno deve estar atento, observando os seguintes itens:

CAPA
               
        Está generalizado o uso de capas plastificadas munidas de prendedores. O importante é que traga os seguintes elementos:
            - Nome do Colégio ou Instituição (na parte superior)
            - Título do trabalho (no centro da folha)
            - Nome do aluno (a), ano, curso e número de chamada.

FOLHA DE ROSTO

                A folha de rosto deve repetir exatamente o que está escrito na capa. Embora não traga o número 1, ela dá início à numeração das páginas.

ÍNDICE OU SUMÁRIO

O Índice deve figurar no início do trabalho, logo da página de rosto.
            Para fazer o sumário, liste todos os subtítulos criados. Sempre é bom dividir o trabalho em partes; isso facilita a leitura e o entendimento do assunto, tanto para quem escreveu como para quem vai ler.
            O subtítulo deve dizer de forma clara e simples qual o assunto abordado.
            Relacioná-los no Índice é a última coisa que você define no seu trabalho, pois só depois de tudo pronto é que vai saber em que página ficou determinado assunto.

INTRODUÇÃO OU APRESENTAÇÃO

            Tem por finalidade apresentar o tema que se vai estudar, e sua importância. Deve ser bem cuidada. O professor vai colher a primeira imagem do seu trabalho através da leitura da introdução.

O CORPO DO TRABALHO

O corpo ou desenvolvimento do trabalho constitui sua parte mais extensa. Tem por objetivo mostrar a ideia principal, analisando-a e ressaltando os pormenores importantes.
Organizando em partes que respondam a todas as perguntas do seu plano de trabalho, e com os subtítulos determinados, escreva o seu trabalho.
Sempre releia o que foi escrito. É comum pular ou escrever alguma palavra errada, escrever uma frase que não fique clara. Pode também haver erro de concordância, e é bom que ele seja corrigido antes do trabalho ser entregue ao professor. Se o trabalho for feito em equipe, melhor ainda, pois cada colega pode acrescentar alguma coisa ou verificar se o texto está claro.


CONCLUSÃO

            Terminar o trabalho com uma conclusão sobre o tema que foi estudado. Nessa conclusão, você pode escrever de forma resumida o que aprendeu sobre o tema estudado e, também, estabelecer relações com outros fatos referentes à mesma matéria.


BIBLIOGRAFIA

                A listagem dos livros consultados é muito importante.
            Sempre que você estiver fazendo trabalho (pesquisando e retirar qualquer dado de um livro, vídeo, jornal, revista, anote imediatamente o nome do livro, artigo, etc., do autor, da edição, da editora, da página). Se você não fizer isso na hora, depois acabará esquecendo e vai ter muito mais trabalho para provar sua afirmação. Deve ser falta em ordem alfabética e parti do sobrenome do autor.

REGRAS DE COMO APRESENTAR UMA BIBLIOGRAFIA

1-      Sobrenome do autor, em letras maiúsculas, seguindo de vírgula.
2-      Nome do autor, seguido de ponto.
3-      Nome do livro, seguido de ponto.
4-      Nome da cidade em que foi editado, vírgula.
5-      Nome de editora, vírgula.
6-      Ano em que foi editado, ponto.
7-      Número do volume, ponto.

Obs.: A segunda linha ou demais da bibliografia, devem iniciar abaixo da 4ª letra.
Parece complicado, mas não é tanto assim. Por exemplo:

ALCONHEL, José L. G. Introdución a fa explicación linguística de testos. Madrid, Edinumem, 1990.
GANCHO, Cândida Vilares, Como analisar narrativas. São Paulo, Ática, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário